
Primazia
Excelência em Pessoas

EXECUTIVE COACHING
Na área organizacional, coaching é muito utilizado para:
- desenvolver competências, habilidades, carreira;
- desenvolver uma liderança eficaz;
- proporcionar uma visão comum;
- estimular aprendizado e criatividade;
- direcionar o uso das forças para soluções inovadoras;
- gerar colaboração e senso de responsabilidade;
- consciência das expectativas e dos limites das atribuições de cada um;
- promover a valorização do capital humano;
- gerar uma ampliação de visão e de percepção sobre as necessidades dos outros e do impacto das ações e omissões de cada um;
- estimular o foco na busca de novas formas para a solução de problemas e conflitos;
- proporcionar o alinhamento de valores pessoais e profissionais;
- promover uma comunicação mais efetiva, entre outros inúmeros benefícios.
As empresas buscam líderes e talentos. Nem todas as pessoas nascem com essas características porque são qualidades a serem desenvolvidas. Tanto isso é verdade que grande parte das publicações referem-se à questão de como se tornar um líder. Enquanto a organização não reconhece essas características em você, o tempo está passando. Se você ficar parado, o que você espera que aconteça? Alguém pode um dia olhar para você de uma forma especial e reconhecer que é um investimento desenvolver você, mas isso pode demorar muito a acontecer ou mesmo não acontecer nunca. Quem pode transformar isso? Quem pode chamar atenção para você?
O primeiro passo para ser reconhecido um talento ou mesmo se tornar um é querer e buscar isso. É preciso acreditar em si mesmo e isso não depende apenas de manter um nível elevado de auto-estima. É necessário conhecer a si mesmo, reconhecer suas forças e fraquezas para melhor aproveitar as oportunidades que surgem e conseguir se proteger das ameaças, seja eliminando, seja minimizando as mesmas e os seus impactos. É preciso saber aonde você quer chegar para não desenvolver capacidades inócuas ou mesmo aquelas que você já domina. Você precisa ter uma abordagem estratégica de si mesmo e do seu futuro.
Você está satisfeito com o seu trabalho e com a sua vida em geral. Isso pode parecer um sinal de sucesso e proporcionar uma grande realização pessoal. A pergunta é: até onde você acredita que continuará atraente para a sua empresa? O mundo tem se tornado cada vez mais competitivo e cada vez mais as empresas investem nos recursos humanos pois só o homem é capaz de criar, de desenvolver novas tecnologias e de inovar. No papel de Presidente da organização que perfil você gostaria de manter na empresa, considerando esse contexto? O de colaboradores que possuem sempre novos sonhos e estão mobilizadas para realiza-los ou de colaboradores realizados que não possuem mais nenhuma ambição? Qual desses perfis sugere uma maior expectativa de performance e de trazer maiores resultados? Não resista à mudança. Esteja à frente dela. Isso exige mais esforço, pois desafia a pessoa a abandonar constantemente a sua zona de conforto. Enquanto você está realizado é muito mais fácil ver o lado positivo das coisas e encontrar saídas para as possíveis adversidades. O mesmo não acontece se você não tiver exercido essa capacidade de resiliência e de adaptação num momento de revés.
